VIII PortoCartoon-World Festival: cibernautas escolhem o melhor cartoon |
Já arrancou a votação on-line PRÉMIO DO PÚBLICO no Museu Virtual do Cartoon(http://www.cartoonvirtualmuseum.org/), uma iniciativa inédita em termos mundiais. Os cibernautas podem votar em 29 concorrentes para escolher o seu melhor cartoon do VIII PortoCartoon-World Festival, independentemente da votação do júri, já atribuída em Maio deste ano. Os candidatos são os premiados, as menções honrosas e os finalistas, escolhidos pelo júri internacional do concurso que foi presidido pelo cartunista francês. G. Wolinski e que podem ser vistos em pormenor antes da votação. Os desenhos em disputa foram enviados de países tão diferentes como o Azerbeijão, a Bélgica, o Brasil, a Eslováquia, a Polónia, a Roménia, a Rússia, a Servia e Montenegro, a Suécia, a Turquia, a Ucrânia e o Uzbequistão. Os portugueses Santiago e Augusto CID (colaborador do Semanário SOL) também estão em votação. Para além do tema principal do PortoCartoon deste ano, “A Desertificação e Degradação da Terra”,os trabalhos, que disputam o prémio do público, abordam os “Cartoons de Maomé”, a Liberdade de Imprensa, e a Paz em geral. O autor do desenho mais votado será convidado para uma exposição individual em 2007, em Portugal. Esta inovação mundial no PortoCartoon conta já com a adesão da FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations) que colocará no seu site (www.fecoweb.org) um link para que os seus associados participem na votação. A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando mais de 2000 artistas de 30 países. O PortoCartoon-World Festival é um concurso internacional de caricatura, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, de Portugal, e considerado pela FECO um dos três mais importantes do mundo. O tema deste ano foi escolhido em sintonia com a ONU que declarou 2006 como Ano Internacional da Desertificação. A votação decorre até 31 de Dezembro. |
O Sindicato dos Professores da Região Açores é, desde a sua fundação, um sindicato de ação - a par de uma postura séria no campo negocial.
Estamos próximos dos docentes realizando reuniões e/ou deslocações também aos locais de trabalho, marcando a nossa presença em quase todas as escolas.
Temos uma política de porta aberta. As nossas instalações, as nossas reuniões e o nosso site estão abertos a todos os docentes.
Somos o sindicato mais representativo de professores da Região Açores e fazemos parte da maior organização sindical de professores do país, a FENPROF.