Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
InícioComunicação SocialSócrates recusa suspender processo de encerramento de 900 escolas

Sócrates recusa suspender processo de encerramento de 900 escolas

O primeiro-ministro, José Sócrates, recusou hoje uma proposta do Partido Ecologista “Os Verdes” para suspender o processo de encerramento de 900 escolas do 1º ciclo do ensino básico no próximo ano, considerando que aquela reforma vai continuar para “melhorar a educação”.

“A reorganização e a modernização do parque escolar vai prosseguir, é uma das prioridades do Governo e será apoiada por verbas do próximo Quadro Comunitário de Apoio”, afirmou José Sócrates, em resposta a uma intervenção do deputado de “Os Verdes” Francisco Madeira Lopes.

Segundo o primeiro-ministro, que falava no Parlamento, as mudanças em curso visam acabar com escolas que têm só dez alunos e dotar os estabelecimentos de ensino da capacidade para servir refeições, assim como diminuir índices de insucesso escolar.

“Aulas são dadas dentro de contentores”

Pelo contrário, para Francisco Madeira Lopes, a política de encerramento de estabelecimentos de ensino está a “transferir alunos para escolas de acolhimento, em que as aulas são dadas dentro de contentores e com inúmeros problemas”.

“Não há qualquer reordenamento nesta política, que está a trazer graves problemas às escolas e aos alunos”, contrapôs assim o deputado ecologista.

Francisco Madeira Lopes acusou ainda o primeiro-ministro de “nada esclarecer sobre como será o novo sistema de financiamento do ensino superior” e sobre as condições em que os estudantes terão acesso ao novo sistema de empréstimos.

21.12.2006
Lusa

Mais artigos