|
SREC mede a representatividade
sindical dos docentes nos Açores
|
O Sindicato dos professores da Região Açores – SPRA constitui a maior organização sindical de Educadores e Professores nos Açores. Tendo por base os dados, da Secretaria Regional da Educação e Ciência, resultantes do levantamento efectuado em todas as escolas públicas da Região, no ano de 2006, o SPRA representa 64.4% do total de docentes sindicalizados, o SDPA 26%, o SNPL 4.1% e os restantes sindicatos 5.5%, sendo 3% destes pertencentes a Sindicatos do Continente que, tal como o SPRA, integram a FENPROF.
A medição da representatividade é essencial para que se garanta a democracia representativa. As decisões políticas, sobretudo as que resultam de processos negociais, não podem deixar de considerar o “peso” das organizações, nem deixar de respeitar a proporcionalidade na atribuição dos seus direitos, especificamente em matéria de créditos sindicais, que continuam a ser injustamente repartidos pela SREC ao favorecer os Sindicatos menos representativos.
|
Nota: Não foram considerados nestes resultados, pela SREC, os docentes do Ensino Particular e Cooperativo, do Ensino Profissional Privado, os que efectuam descontos directamente nos Sindicatos e os que se encontram na situação de aposentados. |
O Sindicato dos Professores da Região Açores é, desde a sua fundação, um sindicato de ação - a par de uma postura séria no campo negocial.
Estamos próximos dos docentes realizando reuniões e/ou deslocações também aos locais de trabalho, marcando a nossa presença em quase todas as escolas.
Temos uma política de porta aberta. As nossas instalações, as nossas reuniões e o nosso site estão abertos a todos os docentes.
Somos o sindicato mais representativo de professores da Região Açores e fazemos parte da maior organização sindical de professores do país, a FENPROF.