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Reunião SPRA/SREC de 10 de Fevereiro

 
 
 
 
 
 
 
                                        
Reunião SPRA/SREC
O SPRA não é um sindicato que se enreda nas palavras. O SPRA é um sindicato de acção, que age em conformidade com os princípios que defende, logo coerentemente. O SPRA,  embora consciente de que a conjuntura é difícil, está empenhado na construção de um Estatuto menos penalizador para os Professores da região do que o Estatuto Nacional.
 

Após a auscultação recentemente feita aos docentes das várias ilhas dos Açores, o SPRA reuniu, no dia 10 de Fevereiro, com o Secretário Regional da Educação e Ciência, retomando as negociações em prol da construção de um ECD Regional.

 
O SPRA, legitimado por mais de um milhar de docentes para continuar este processo negocial, defendeu, com racionalidade e firmeza, a alteração dos aspectos da proposta de ECD Regional mais lesivos para os educadores e professores. A sua atitude combativa já lhe permitiu introduzir alterações significativas nas matérias em que Professores e Sindicato mais distantes se encontravam da proposta do SREC.
 
Então o que conseguimos nesta reunião?
 
1. A reconsideração das orientações dadas às escolas relativas às faltas ao abrigo do artigo 102º do ECD, que impossibilitavam os docentes que já tinham faltado, pelo menos, cinco dias úteis por ano, com esse fundamento, pudessem continuar a faltar ao abrigo daquele artigo. Depois de muita persistência nossa, será permitida a possibilidade de os docentes poderem utilizar, a partir da entrada em vigor do novo Estatuto, os cinco dias permitidos pela nova Lei, não podendo, contudo, este número ultrapassar os doze dias, tendo em conta os anteriormente gozados. Esta decisão será tomada no próximo dia 12, mediante compromisso de os Conselhos Executivos darem cumprimento ao determinado na Lei, que obriga a que estas faltas sejam efectivamente descontadas nas férias;
 
2. O compromisso de reanalisar, ao nível do Governo, a questão das faltas por conta do período de férias, no sentido de ficar consagrada na proposta de Estatuto Regional uma redacção idêntica à do Estatuto Nacional que permite aos docentes poderem comunicar tais faltas no próprio dia, desde que comprovadamente não seja possível fazê-lo com antecedência, de modo a que, por este meio, os educadores e professores possam a elas recorrer, como forma de justificar ausências de situações imprevistas.
 
Idêntico compromisso de reanálise foi assumido no que respeita aos atestados médicos, para que estes não entrem no computo das faltas a considerar na exigência do cumprimento dos 95% do serviço lectivo distribuído, como condição necessária para que o docente seja avaliado com a classificação de Bom, à semelhança das faltas legalmente equiparadas a prestação efectiva de serviço.
 
Este são dois pontos de que o SPRA não abdicará, e está convencido de que o Governo será sensível à coerência da nossa argumentação, ou seja, que um bom professor não pode ser penalizado na sua progressão, por motivos de protecção da sua saúde, bem como da dos que o rodeiam, ou de assistência aos filhos, quando estes se sintam mais fragilizados. O dever profissional não pode pôr em causa a humanização da sociedade;
 
3. A garantia de que nenhum docente terá uma carreira superior a 35 anos, em situação normal de progressão. Isto significa que aos docentes que actualmente se encontram no 3º escalão e que têm que permanecer 3 anos para depois passarem ao 1º escalão da nova estrutura de carreira, bem como aos outros que se encontram nos escalões seguintes, ser-lhes-á permitida a recuperação desse tempo de serviço, através do encurtamento dos anos de permanência nos escalões para onde transitam.
 
Não obstante, nunca abdicaremos de lutar por uma carreira de duração, pelo menos, igual à que já tínhamos anteriormente conquistado;
 
4. A aceitação de o não agravamento do horário dos docentes da Educação Especial, para além do que está definido no Estatuto Nacional, ou seja, 22 horas semanais, independentemente do nível de ensino onde trabalhem, mantendo o direito às respectivas reduções, desde que os docentes aceitem que lhes seja retirada a gratificação que lhes é atribuída, como aconteceu a nível nacional.
 
Os docentes que entrem no sistema educativo passam a ter a carga lectiva correspondente ao grupo de recrutamento do ciclo para onde concorrerem;
 
5. A cessação da limitação, em fase de concurso, de os docentes que têm habilitação para vários grupos de docência estarem obrigados a concorrer apenas a um grupo do mesmo nível de ensino. Os docentes passam a poder concorrer a todos os grupos para os quais tenham habilitação, devendo apenas indicar as suas prioridades;
 
6. A eliminação de parte do item de classificação que permitia a apreciação dos pais em relação à actividade do docente;
 
7. A consagração de que os aspectos relacionados com o contexto escolar e sócio-educativos dos alunos serão considerados na avaliação dos resultados escolares dos alunos;
 
8. A possibilidade de os docentes da educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico poderem, também, beneficiar do horário acrescido, relativo às horas de redução, como nos restantes níveis de ensino. O SPRA está ainda a lutar para que o direito às 5 horas de redução, a partir dos 60 anos de idade, seja alargado para as 8, como nos restantes ciclos, por uma questão de justiça, e que nos dois anos em que os docentes podem requerer dispensa da componente lectiva não sejam obrigados a fazer substituições;
 
9. A introdução do direito de os docentes serem ouvidos, pelos avaliadores, no seu processo de avaliação;
 
10. A determinação de um período mínimo exigido para a avaliação dos professores e educadores de 180 dias de prestação de serviço docente efectivo;
 
11. A eliminação de qualquer restrição à possibilidade de o docente, em período probatório, poder conclui-lo no respectivo ano, desde que reúna as condições para poder ser avaliado;
 
12. A atribuição da bonificação de um ano de serviço, para efeitos de progressão na carreira, a quem obtenha a atribuição da menção de Muito Bom, durante quatro anos, independentemente de serem ou não consecutivos;
 
13. A consagração da exigência de que a transição entre estabelecimentos de ensino, que resulte da distribuição de serviço docente, deverá fazer-se por concurso, independentemente da distância, sempre que implique a deslocação do docente para estabelecimento diferente da sede da unidade orgânica;
 
Em aberto, ficaram ainda várias questões relacionadas com a grelha de avaliação, faltas ao abrigo do trabalhador estudante, dispensa para amamentação, observação de aulas que, no entendimento do SPRA, só deverá ocorrer a pedido do próprio ou para efeitos de validação, pela comissão pedagógica de avaliação, das classificações de Insuficiente, Muito Bom ou Excelente, entre outros.
 
O SPRA tudo fará para que a proposta de Estatuto Regional marque a diferença, pela positiva, face ao Estatuto Nacional, constituindo uma alternativa menos penalizadora para os docentes que trabalham na Região e, ao mesmo tempo, uma base reivindicativa para o plano nacional, nos aspectos em que a região conseguir salvaguardar  princípios fundamentais da profissionalidade docente.
 

A Direcção do SPRA

SPRC promove Prémio “Pirata da Educação”

Siga a ligação para participar votando no “Pirata da Educação” 
 

O Sindicato de Professores da Região Centro anunciou hoje a criação do Prémio “Pirata da Educação”, destinado a galardoar quem, para os docentes, foi a “figura sinistra” da área educativa no ano passado.
“Trata-se de um prémio na lógica inversa à do Melhor Português, Melhor Professor ou mesmo os óscares da Academia [de Hollywood]. Pretende-se premiar aquele que mais se evidenciou pela negativa na área da Educação no ano de 2006”, revelou o Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) em nota à Imprensa.

A estrutura sindical pretende, com o galardão – cujos premiados serão divulgados em Junho -, apurar responsabilidades e penalizar responsáveis políticos pelo que considera “verdadeiros actos de pirataria que desvalorizam a escola pública”.
Destes, o sindicato destaca a “tremenda confusão” nas colocações de docentes, o encerramento de escolas ou as sucessivas sentenças de tribunais que obrigam o Ministério da Educação (ME) a repetir exames do Ensino Secundário.

Frisando que os professores, “melhor do que ninguém” sabem quem são os responsáveis, o SRPC pretende que os docentes se envolvam na escolha do vencedor do Prémio “Pirata da Educação 2006” e na atribuição de quatro “menções vergonhosas”, a atribuir nas categorias “Santa Ignorância”, “O Machado Doirado”, “Nem Ao Diabo Lembrava” e “Língua de Serpente”.

Oito docentes dos seis distritos da região Centro – Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu -, de vários sectores do ensino e em diferentes situações profissionais integrarão o júri responsável pela pré-selecção de três nomeados por categoria a concurso, cuja lista será posta à votação junto dos professores.

O lote de candidatos à nomeação, sustenta o SPRC, poderá incluir “figuras políticas nacionais ou regionais, preferencialmente com responsabilidades na área da Educação” e outras pessoas, entre as quais comentadores políticos.

A divulgação e atribuição dos prémios será feita a 06 de Junho, na Noite do Professor, evento de convívio que o SPRC promove há 20 anos.

Lusa – 2007-02-06

Justificação para a criação do Prémio:

Na Educação tem valido de tudo um pouco sem que se assumam responsabilidades e se conheçam os responsáveis políticos. Daí que a Educação esteja como está: muito mal.

Recordam-se episódios recentes:

– A tremenda confusão nas colocações de docentes, que fez atrasar o início de um ano lectivo e, mais recentemente, o desaparecimento de 1.500 vagas num concurso público para ingresso e transferência nos quadros;

– O encerramento de escolas deixando alunos, que passam todo o dia deslocados de suas casas , sem condições de acolhimento;

– As sucessivas sentenças de Tribunal que obrigam o ME a repetir exames do Ensino Secundário, depois da Ministra ter recusado, na Assembleia da República, essa repetição;

– O lançamento desastrado das designadas Actividades de Enriquecimento Curricular, sem regras, que estão a provocar situações de profunda desigualdade entre escolas, alunos e docentes;

– A eliminação das colocações cíclicas e a transferência para as escolas, duplicando o tempo necessário para a colocação de um professor substituto;

– O corte de professores nos apoios educativos, que deixou milhares de alunos sem apoio que, agora, procura compensar-se com o recurso a docentes sem qualquer formação específica;

– (.)

Quem assumiu a responsabilidade por estes verdadeiros actos de pirataria que desvalorizam a Escola Pública, retiram qualidade e credibilidade ao ensino público e degradam as condições de trabalho nas escolas?! Ninguém! É também por essa razão que a Educação em Portugal continua na cauda da Europa.

É necessário que se apurem as responsabilidades e penalizem os responsáveis políticos. É necessária uma cultura de avaliação, não só sobre os profissionais – permanentemente sujeitos à crítica e acusação por parte dos responsáveis do ME – mas sobre os responsáveis que chegam, fazem mal e partem como se nada fosse com eles.

Os professores, melhor do que ninguém, sabem quem eles são, por isso, o SPRC vai apelar-lhes a que se envolvam na escolha de quem merece receber o Prémio Pirata da Educação 2006, bem como as 4 Menções Vergonhosas que serão atribuídas.

Objectivo: Conhecer quem é que, na opinião dos educadores e professores da região centro, foi a figura Sinistra da Educação, no ano 2006.

Entidade Organizadora: Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC).

Mecanismo do Concurso:

1) Será constituído um júri de oito docentes de diferentes sectores de ensino/educação, diferentes situações profissionais e de diferentes distritos da região centro;

2) Esse júri fará uma pré-selecção de 3 nomeados por categoria em concurso, que poderão corresponder a figuras políticas nacionais ou regionais, preferencialmente com responsabilidades na área da Educação. Poderão ser, ainda seleccionadas outras pessoas, tais como comentadores políticos;

3) Durante os meses de Fevereiro, Março e Abril a lista de pré-seleccionados será amplamente divulgada junto dos docentes da região centro, sendo pedida que cada um vote no nome que considere o justo vencedor da respectiva categoria;

4) No dia 6 de Junho de 2007, na Noite do Professor (iniciativa de convívio que o SPRC promove há 20 anos), serão divulgados os premiados.

5) O SPRC convidará os premiados para participarem na Noite do Professor e, aí, receberem os Prémios. Em caso de impossibilidade, poder-se-ão fazer representar por familiar que não se envergonhe de assumir a relação.

6)De qualquer forma, o SPRC garante o envio dos prémios aos que, com eles, forem justamente distinguidos.

Constituição do Júri de Pré-Selecção:

Educador de Infância; Professor do 1º Ciclo; Professor do 2º Ciclo; Professor do Ensino Secundário; Professor da Educação Especial; Professor do Ensino Superior; Docente Desempregado; Docente Aposentado (será garantida a representação dos seis distritos da região centro).

O Prémio Pirata da Educação 2006 distinguirá quem for considerada, pelos educadores e professores da região centro, a figura mais Sinistra da Educação em 2006, de cuja acção e intervenção pública tenham resultado maiores prejuízos para os profissionais docentes e para a qualidade do ensino e que mais tenha contribuído para a desvalorização da Escola Pública.

Ao mesmo tempo que é apurado o/a vencedor(a) deste Prémio de Sinistralidade, serão apurados(as), também os vencedores de 4 Menções Vergonhosas, que correspondem a prémios de sinistralidade complementar, distribuídas pelas seguintes categorias:

A- Categoria “Santa Ignorância“: por manifestações públicas, sistemáticas, de ignorância sobre os problemas da Educação.

B- Categoria “O Machado Doirado“: aprovação de medidas ou manifestações de apoio relativas ao abate de escolas.

C- Categoria “Nem ao Diabo Lembrava“: pela proposta ou medida mais disparatada.

D- Categoria “Língua de Serpente“: pela prática continuada de ofensas e injúrias contra os profissionais docentes.

Prémios, propriamente ditos

:

Prémio Pirata – Um Pirata, pp dito.

Menção Vergonhosa A – Uma Espada de Madeira Carunchosa

Menção Vergonhosa B – Uma Perna de Pau Carcomida

Menção Vergonhosa C – Um Gancho (prótese da mão) de Latão

Menção Vergonhosa D – Um Papagaio das Antilhas Sem Penas

Coimbra, 6 de Fevereiro de 2007
A Comissão Executiva

Governo propõe ideia do professor único

 
 

16.01.2007 – 09h30 PUBLICO.PT

O Governo quer que os alunos até ao sexto ano tenham um único professor a leccionar as áreas básicas. A medida, avançada hoje pelo “Diário Económico”, faz parte do novo regime de habilitações para a docência, aprovado recentemente pelo Conselho de Ministros, diz o económico.

O que o executivo de Sócrates quer introduzir é a figura do “professor-tutor”, que terá capacidade para leccionar português, matemática, ciências da natureza, história, geografia e expressões, com o apoio de outros docentes especializados.

Segundo Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, o que se quer evitar é que, do quarto para o quinto ano, os alunos passem de um professor para dez, amenizando a transição curricular das crianças, algo que tem sido uma das críticas mais frequentes feitas por outros sistemas educativos europeus ao sistema português.

Os docentes polivalentes terão de ter uma qualificação extra, com um mestrado em ensino.

O novo diploma que regula as habilitações para a docência está agora na Presidência da República onde aguarda promulgação.

Diário Económico, 16/01/2007

Um professor único para as áreas básicas até ao 6º ano de escolaridade, é a opção que o Governo está a preparar com a aprovação do novo regime de habilitações para a docência, aprovado recentemente no Conselho de Ministros. O modelo segue uma prática comum, na maioria dos países da União Europeia e prevê a criação de um regime de “mono-docência coadjuvada, ou de um professor central ou tutor no 5º e 6 ano de escolaridade”, segundo revelou ao DE o secretário de Estado da Educação Valter Lemos.

Este sistema prevê a existência de “um professor tutor que tenha capacidade para leccionar as áreas básicas (Português, Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia de Portugal e Expressões) apoiado por docentes de outras áreas profissionais” acrescentou o governante. Para preparar terreno para esta mudança, o novo regime de formação cria um perfil de docente generalista que para além da “licenciatura em Educação Básica, terá que ter um mestrado constituído por 30 créditos em Português, 30 créditos em Matemática, 30 créditos de Estudo do Meio que inclui Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal para além de 30 créditos em Expressões”, explicou ao DE Valter Lemos. O objectivo é acabar com o fosso existente entre o 1º e 2º ciclo do ensino básico.

“Em Portugal um aluno passa de um professor no 1º ciclo para 1o professores no 2ºciclo de escolaridade o que não existe em qualquer país europeu, e que tem sido uma das principais críticas ao sistema português”.

Valter Lemos esclarece ainda que “a evolução natural do sistema português prevê que exista um docente no 1º ciclo e quatro ou cinco no 2º ciclo”. O secretário de Estado da Educação sublinha que o objectivo é formar professores que estejam preparados para assumir este perfil, comum na maioria dos países europeus.

Esta é uma das novidades do novo diploma que regula as habilitações para a docência aprovado, recentemente, em Conselho de Ministros. O texto a que o Diário Económico teve acesso está agora na Presidência da República onde aguarda por promulgação.

O diploma “promove o alargamento dos domínios de habilitação do docente generalista” que passam a incluir a habilitação conjunta para os 1º e 2º ciclos do ensino básico.

Para se ser docente nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, será necessária uma licenciatura em Educação Básica” e um mestrado em Ensino que prevê créditos em Português, Matemática, Estudo do Meio e em Expressões.

Habilitação profissional na docência

Travar o acesso à profissão docente de licenciados sem formação específica para leccionar é outra das grandes alterações previstas no dipoma. Com esta mudança deixam de poder dar aulas os “diplomados de ensino superior sem qualificação principal para a docência”. Acaba-se assim com a rotina de recorrer “a diplomados de áreas afins à leccionação, não dotados de qualificação disciplinar ou profissional adequadas”. Um recurso recorrente com a massificação do ensino. Quanto à “prioridade política , a melhoria da qualidade de ensino” há que “reforçar as exigências nas condições de atribuição profissional para a docência”.

Professores de São Miguel favoráveis à adopção de estatuto carreira docente regional

 
 
Professores da ilha de São Miguel manifestaram-se favoráveis, por larga maioria, à adopção de um estatuto da carreira docente específico para os Açores, cujo processo negocial com o Governo Regional deverá ficar concluído até Março.

 

Num plenário sindical em Ponta Delgada, dos 501 votantes, 419 consideraram-se favoráveis ao estatuto regional, 64 rejeitaram a proposta do Governo açoriano, 26 votaram em branco e registaram-se, ainda, dois votos em branco.

 

O presidente do Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA) adiantou, no final do plenário, que o resultado do escrutínio “não significa uma adesão incondicional à proposta regional”, uma vez que irão decorrer plenários idênticos nas restantes ilhas açorianas.

 

“Este é um primeiro plenário de um conjunto que vamos realizar em todo o arquipélago”, afirmou Armando Dutra, acrescentando que só depois o sindicato vai apresentar a sua posição à tutela.

 

Para Armando Dutra, a questão das faltas e da avaliação contempladas na proposta de estatuto regional suscitam discordância por parte dos professores e merecem ser “melhor ponderadas”.

 

“Estou confiante que ainda vamos introduzir mais algumas alteração no estatuto regional”, frisou o sindicalista, alegando que “em democracia o diálogo é essencial, até porque nenhuma das partes tem toda a verdade do seu lado”.

 

O novo estatuto da carreira docente nacional entrou em vigor sábado.

 

A divisão da carreira docente em duas categorias (professor e professor titular), com quotas estabelecidas para subir de escalão e aceder à segunda e mais elevada, é uma das principais mudanças introduzidas e que têm sido alvo de grande contestação por parte dos sindicatos do sector.

 

Na região, a proposta de estatuto mantém uma carreira única, sem diferenciações, possibilitando a progressão na carreira em condições de igualdade entre todos os docentes e não impõe quotas ou outros mecanismos administrativos que inviabilizam a progressão.

 

Na próxima quarta-feira o SPRA vai realizar um plenário idêntico ao de hoje com os professores da ilha de São Jorge.

 

Nos Açores leccionam cerca de 5.000 professores nos vários graus de ensino.

22-01-2007 – Lusa

Professores de São Miguel mandatam SPRA para continuar negociações.

Facultar aos docentes a possibilidade de, esclarecida e responsavelmente, se posicionarem perante a legitimidade de serem regidos por um estatuto regional, logo diferenciado do recentemente promulgado pelo Presidente da República, foi o propósito que presidiu à calendarização, pelo SPRA, de um conjunto de plenários a realizar em todas as ilhas do arquipélago, à excepção da do Corvo.

Foi no âmbito desse objectivo que se enquadrou o trabalho desenvolvido hoje, dia 22 de Janeiro, pela Área Sindical de S. Miguel, no Coliseu Micaelense.

 Perante uma assembleia de cerca de 600 docentes, foram rigorosamente dissecados os aspectos mais relevantes do ECD em vigor e da proposta de ECD Regional emanada da SREC. A isenção subjacente ao tratamento do tema galvanizou a atenção dos presentes, que, ávidos de informação, a receberam sem preconceitos. Os juízos de valor sobre as virtualidades de cada um dos estatutos foram individualmente traduzidos através do voto, secretamente formulado, porque a importância da matéria assim o exigia.

 

 

Os resultados do sufrágio, claramente favoráveis à existência de um estatuto regional, mandataram o SPRA para, dando continuidade ao processo negocial já encetado, continuar a lutar por um estatuto dignificante da profissão docente.

 

Ecos da comunicação Social

 

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada organiza oficinas de promoção do livro e da leitura

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada vai organizar, na próxima semana, três oficinas destinadas à promoção do livro e da leitura junto de crianças e jovens em idade escolar, numa iniciativa da Presidência do Governo, através da Direcção Regional da Cultura.

Intituladas “Palavras Marcianas”, “Ilustrando poemas para a infância” e “Eu sou tu”, as oficinas serão orientadas por Miguel Horta, escritor de livros infantis.

A oficina “Palavras Marcianas”  decorre nos dias 7 e 8 de Novembro, a partir das 14 horas, e no dia 10, a partir das 10 horas, destinando-se a um público alvo com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos.

Nesta actividade será feito um pequeno jogo em que o dicionário, como peça do acervo de uma biblioteca, se constitui a ferramenta de descoberta de palavras estranhas que são muito familiares: o português difícil dos sinónimos esquecidos e de outras significâncias.

Por seu lado, a oficina “Ilustrando poemas para a infância” realiza-se nos dias 6, 7 e 9 de Novembro, a partir das 10 horas, e funcionará como uma sessão de animação, partindo de poemas de autores portugueses dedicados à infância, para crianças entre os 5 e os 9 anos de idade.

Finalmente, a oficina “Eu sou tu” está marcada para os dias 6 e 9 de Novembro, pelas 14 horas, e no dia 8, a partir das 10 horas, destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos, compreendendo actividades de desenho, experimentação do corpo e escrita criativa.

As três oficinas decorrerão na sala de expressão dramática da Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada e a sua frequência está sujeita a marcação prévia pelo telefone 296 282 085.

Seminário de Actividade Física e Saúde

14 de Fevereiro na Secundária das Laranjeiras
14:30
Conferência:
Saúde e Actividade Física – Anfiteatro, Escola Secundária das Laranjeiras
16:00
Actividades físicas de escolha livre no Complexo Desportivo das Laranjeiras:
– Torneio de Futebol inter-escolas – Polidesportivo
– Hidroginástica / Natação livre – Piscina
– Danças Sociais – Pavilhão
Atenção: O SDSM oferece a cada participante 6 meses de utilização grátis da piscina do Complexo Desportivo das Laranjeiras

O ECD NACIONAL E A PROPOSTA DE ESTATUTO REGIONAL VISTOS EM DETALHE

SÍNTESE DOS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS RESULTANTES DA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ECD NACIONAL E A PROPOSTA DE ESTATUTO REGIONAL, INCLUINDO AS ALTERAÇÕES DECORRENTES DE PROPOSTAS APRESENTADAS PELO SPRA NO DECURSO DO PROCESSO NEGOCIAL, QUE SERVIRAM DE REFERÊNCIA À TOMADA DE POSIÇÃO DOS DOCENTES NESTA REGIÃO.

Professores das Ilhas de Santa Maria e Flores apontam aspectos mais críticos da Proposta Regional

O SPRA terminou, no dia 2 de Fevereiro, uma série de 8 Plenários que realizou pelas diversas Ilhas do Arquipélago, reunindo mais de um milhar de docentes.

Com uma participação empenhada, mas muito critica, tanto em relação ao Estatuto Nacional como em relação à Proposta de Estatuto Regional, mais de meia centena de Educadores e Professores das Ilhas de Santa Maria e Flores, consideraram que, apesar de tudo, o único caminho que nos resta é o de continuarmos a lutar por um Estatuto Regional que, ao menos, minimize os efeitos mais penalizadores que o actual Estatuto, em vigor, nos impõe.

 

De entre os aspectos mais críticos da Proposta Regional, à semelhança do que aconteceu nos demais Plenários, os docentes destas Ilhas relevam as faltas por doença e por conta do período de férias, bem como os aspectos relacionados com o processo de avaliação, com destaque para alguns dos itens que constam da respectiva Grelha, como os que devem merecer atenção prioritária do SPRA no processo negocial em curso com a SREC.

O SPRA tudo fará para que estas pretensões mereçam o acolhimento desejado, sob pena dos docentes da Região não se reverem neste eventual Estatuto.

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