Foi anunciado o 10º Concurso Escolar do Museu Nacional da Imprensa, subordinado ao tema geral “Direitos Humanos”.
A partir da análise da Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948), o Museu da Imprensa pretende promover, junto dos alunos e professores, uma reflexão sobre a sociedade actual e as várias perspectivas respeitantes à problemática dos Direitos Humanos. A pena de morte, a violência doméstica, a discriminação religiosa e sexual, e o racismo, são alguns dos temas propostos pelo regulamento do concurso.
O concurso é de âmbito nacional e destina-se a todas as escolas integradas no Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclo), Secundário e Universidades, públicas e privadas, podendo a participação ser feita por escolas, turmas ou alunos individualmente.
Dos vários objectivos orientadores do concurso destacam-se os seguintes: associar-se aos propósitos universais em defesa da justiça e dignidade humanas; sensibilizar os jovens para a compreensão e o respeito pelos direitos individuais e colectivos e explorar possíveis soluções para debelar os problemas de injustiça social, através de acções esclarecidas e não-violentas.
Os trabalhos poderão ser apresentados nos mais diversos suportes, desde o papel ao vídeo e CD-Rom.
Os premiados serão contemplados com viagens, “software” educativo, livros e assinaturas de jornais.
Realizado anualmente, deste 1997, data de abertura do Museu Nacional da Imprensa, o concurso escolar já contou com a participação de milhares de estudantes, nas suas edições anteriores, consolidando o relacionamento daquele Museu com as escolas.
Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados, até 30 de Abril, para o Museu Nacional da Imprensa (E.N.108, nº 206 / 4300-316 Porto). A entrega dos prémios será feita em cerimónia pública a organizar para o efeito.
Consulte o Regulamento