Nos 50 anos de Abril, nasce um mural com a assinatura de alunos de todas as escolas da Terceira
No passado dia 13 foi inaugurado o Mural da Liberdade que se encontra colocado na parede lateral da Escola Infante D. Henrique (Escola do Alto das Covas) em Angra do Heroísmo.
Este Mural foi uma iniciativa do Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA) em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), e o apoio técnico do Atelier – ARTEZANISTA, e que resultou na produção de um painel composto por 30 mosaicos cerâmicos, elaborados por alunos de todas as escolas da Ilha Terceira, durante o ano letivo de 2023/2024.
Os 30 mosaicos cerâmicos, com a dimensão de 60 centímetros de lado e 16 azulejos cada, estão dispostos num políptico composto por 520 azulejos, com a dimensão de 6 por 2 metros, colocado numa parede da Escola Infante D. Henrique (Escola Alto das Covas).
Este trabalho teve a composição artística e organização tutelada por um júri/grupo de docentes do Expressão Artística.
Num dos mosaicos encontra-se um texto de enquadramento, a lista das escolas/ anos de escolaridade e as turmas participantes.
Este Mural foi elaborados por alunos de todas as Escolas publicas da Ilha Terceira e de duas Instituições Privadas, desde o Pré-Escolar até ao 12º ano, e insere-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
Estiveram presentes na inauguração, além do Presidente e elementos da Direção do SPRA, a presidente do Conselho Nacional da FENPROF, o Presidente da Câmara Municipal de Angra, a Ceramista do atelier Artezanista, os Presidentes dos Conselhos Executivos das Escolas da Ilha Terceira e os Professores que participaram no projeto, em representação dos respetivos alunos. O SPRA agradece a todos os participantes, principalmente aos alunos e professores que, mais uma vez, dignificaram todo o trabalho desenvolvido nas nossas escolas.
O projeto em números
Além dos 30 painéis, destaca-se uma faixa de 40 azulejos que intitula o mural. Na totalidade, o mural é constituído por 520 azulejos de 15×15, ou seja, 480 azulejos que constituem a totalidade dos painéis, mais 40 do respetivo título. O mural tem a dimensão de 6 metros (10 painéis de 60 cm cada) por 1,95 (3 painéis de 60 cm mais o título de 15 cm).
Estiveram envolvidas 26 turmas abrangendo cerca de 600 alunos.