Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioAcção SindicalEducação e Sindicalismo em Debate

Educação e Sindicalismo em Debate

Hoje, dia 17 de Outubro, mais de meio milhar de professores/as e de educadores/as respondeu ao desafio do Sindicato dos Professores da Região Açores, acorrendo à Aula Magna da Universidade dos Açores, a fim de participar no Plenário Sindical subordinado ao tema «Que escola? Que professores? Que avaliação?», o qual contou com a presença de José Calçada, Presidente do Sindicato dos Inspectores da Educação e do Ensino, e com Manuela Mendonça, Coordenadora do Sindicato dos Professores do Norte e membro do Conselho Nacional da FENPROF.
A análise do sistema educativo, da responsabilidade de José Calçada, foi um dos momentos altos do plenário, uma vez que, com a pertinência das suas reflexões sobre o conteúdo funcional da acção inspectiva e com a sua descontraída elocução, captou a benevolência do auditório, predispondo-o a ouvir atentamente matérias cuja natureza era menos cativante, mas de fundamental importância.

Momento não menos empolgante foi o da intervenção de Manuela Mendonça, que, não obstante o adiantado da hora, conseguiu cativar o auditório. A sua acutilante resenha histórica das duras lutas travadas pelos professores/educadores nestes últimos anos, caracterizadas por uma adesão nunca antes vista, emocionou os presentes, motivando-os para a reacção aos ataques de que têm sido alvo. Destacou, ainda, a importância da sindicalização enquanto garante e reforço da condição de professor.

 

O Presidente do SPRA, no âmbito da sua intervenção no final do plenário, analisou, objectiva e firmemente, o trabalho desenvolvido por esta estrutura sindical, pautado pela salvaguarda dos direitos essenciais dos profissionais de ensino e cujos frutos, embora não irrelevantes, não são de molde a travar o processo reivindicativo.

A sessão, que ainda contou com as intervenções da Coordenadora da Área Sindical de S. Miguel, Clara Torres, e de Graça Meneses, membro da Direcção deste sindicato, respectivamente subordinadas às temáticas «Transição para a nova Estrutura de Carreira./Progressão/Recuperação do Tempo de Serviço Congelado» e «Procedimentos de Avaliação», terminou com a aprovação, por unanimidade e aclamação, de uma moção.

Os professores e educadores mostraram, assim, estar disponíveis para continuar a luta com o SPRA e com a FENPROF.

Mais artigos