Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioComunicação SocialDia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

As associações portuguesas de deficientes dizem que no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro), “não têm quaisquer razões para comemorar”. Contestam a perda de direitos e a inexistência de condições de emprego, circulação e integração.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência será comemorado em Portugal com um conjunto de iniciativas oficiais numa altura em que associações de deficientes contestam a perda de direitos.

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) considerou  não haver “quaisquer razões para comemorar”, tendo em conta a existência de “retrocessos consideráveis no processo de inclusão social”.

“No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência o panorama actual e do futuro próximo não podia ser mais desolador. As pessoas com deficiência não têm quaisquer razões para comemorar. A hora é de luto e de luta“, conclui a APD.

Em comunicado, a APD afirma que “o panorama da situação actual e do futuro próximo não podia ser mais desolador”, nomeadamente a nível da educação, do emprego, das prestações sociais e das barreiras físicas e de informação nas ruas e nos edifícios públicos.

A associação critica igualmente “o fim anunciado dos benefícios fiscais”, previsto no orçamento do Estado para 2007, alegando que “muitos trabalhadores com deficiência não serão capazes de fazer face às despesas que decorrem das desvantagens sociais que enfrentam e, por isso, verão seriamente comprometida a inclusão no mercado de trabalho”.

A perda de benefícios fiscais levou cerca de 30 dirigentes associativos das principais instituições que apoiam pessoas com deficiência a manifestarem-se esta semana frente à Assembleia da República (…)

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criado em 1992 pelas Nações Unidas depois de ter dedicado dez anos a esta temática, promovendo a tomada de consciência e de adopção de medidas para melhorar a situação das pessoas com deficiência (…)

Público on line, 3/12/2006

Mais artigos