Quinta-feira, Março 28, 2024

Raiva

Raiva

Nos remotos campos do Baixo Alentejo, no sul de Portugal, a miséria e a fome assolam a população. Quando dois violentos assassinatos acontecem em uma só noite, um mistério toma o lugar e a origem desses crimes passa a ser investigada.

Com vários prémios nacionais e internacionais, este filme adapta ao cinema o livro Seara de Vento, de Manuel da Fonseca (proibido em Portugal pelo regime fascista). Um retrato cru da dureza da vida na década de 50 do século passado, num país submetido, pela ditadura, à certeza de que “Nas terras mortas onde não há pão, os pobres nascem pobres e os ricos nascem ricos”.

Um elenco de luxo, com Hugo Bentes, Sergi López, Catarina Wallenstein, Rogério Samora, Adriano Luz, Leonor Silveira, Lia Gama, Isabel Ruth, Diogo Dória e Luís Miguel Cintra, entre outros.

A história dentro da história…

O próprio livro foi a adaptação de uma história real, passada nos anos 30, no Alentejo.

Um camponês, pobre como todos os que conhece à sua volta, trabalha para os donos das terras de sol a sol e come “dia sim, dia não”. A revolta torna-se insuportável e decide assassinar, a sangue frio, dois dos homens para quem trabalha, enfrentando depois sozinho a guarda e o exército. O funeral do criminoso teve honras de povo, numa manifestação popular que surpreendeu quem não vivia com a certeza da fome e do cansaço dos dias, que teimavam em correr exaustos, lentamente, pelo corpo dos homens e das mulheres, que sobreviviam sem saber como… Desta história nasceu a adaptação neorrealista de Manuel da Fonseca.

6.ª f, 11 de outubro, 21:00

Realizado por Sérgio Tréfaut

2017, Portugal, Drama

Veja o trailer aqui

Amplie o cartaz aqui

Artigo anterior
Próximo artigo

Mais artigos