|
A Câmara de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, vai encerrar seis escolas do ensino básico nas freguesias da Ribeirinha, São Bartolomeu e Santa Bárbara, devido à redução do número de alunos.
O presidente da autarquia, José Pedro Cardoso, adiantou à agência Lusa que “muitas turmas ficaram com menos de dez alunos, devido à falta de crianças, mas também ao facto de outras frequentarem escolas no centro da cidade, onde os pais trabalham”. “Existe um movimento de transferências que privilegia a frequência dos estabelecimentos escolares na zona onde os pais trabalham, em detrimento das zonas onde residem”, explicou o autarca de Angra do Heroísmo. Por esse motivo, a partir do ano lectivo 2007/2008, na freguesia de Santa Bárbara passará a funcionar apenas uma escola, encerrando outra; De acordo com José Pedro Cardoso, este reordenamento do parque escolar vai custar três milhões de euros, financiados por fundos comunitários disponíveis no Quadro de Referência Estratégica para os Açores. Segundo a vereadora Sofia Couto, do pelouro escolar e social, “é preocupante a redução do número de alunos”, o que já originou “o encerramento de 15 salas de aula. |
26.01.2007 – Lusa
|
O Sindicato dos Professores da Região Açores é, desde a sua fundação, um sindicato de ação - a par de uma postura séria no campo negocial.
Estamos próximos dos docentes realizando reuniões e/ou deslocações também aos locais de trabalho, marcando a nossa presença em quase todas as escolas.
Temos uma política de porta aberta. As nossas instalações, as nossas reuniões e o nosso site estão abertos a todos os docentes.
Somos o sindicato mais representativo de professores da Região Açores e fazemos parte da maior organização sindical de professores do país, a FENPROF.