Num projeto em parceria FENPROF-CNOD (Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes), co-financiado pelo INR (Instituto Nacional de Reabilitação), vai realizar-se no próximo dia 21 de novembro, em Lisboa, um encontro nacional subordinado ao tema “A deficiência e o (no) exercício da profissão docente”.
A iniciativa decorerrá na Escola Secundária D. Pedro V e o programa da manhã inclui uma sessão de abertura (10h30), com comunicações de Ana Simões (FENPROF) e Jorge Silva (CNOD) e depois, a partir das 11h00, três conferências, seguida de um período de debate:
- “O Professor cego: pedagogia e suplência multissensorial”, por Deodato Guerreiro
- “Tecnologias Acessíveis e de Apoio em Contextos Educativos“, por Francisco Godinho
- “Estudos internacionais sobre docentes com deficiência – Revisão da Literatura” Paula Campos Pinto e Patrícia Neca
Após o intervalo para almoço, o encontro prosseguirá com um espaço aberto ao testemunho de docentes, que falarão das suas experiências e das suas reflexões. Entre outras, estão previstas intervenções de Ana Paula Figueiredo, Carla Badalo, Isabel Camalhão, Joaquim Cardoso, Joaquim Lagartixa e Lurdes Gonçalves.
Na sessão de encerramento intervirão Mário Nogueira (Secretário Geral da FENPROF), José Reis (Presidente da CNOD) e José Madeira Serôdio (Presidente do INR).
Serão creditadas seis horas como formação de curta duração para todos os docentes de qualquer grupo de recrutamento.
O prazo das inscrições para este encontro nacional termina a 13 de novembro. /