Terça-feira, Abril 23, 2024
Início Site

Concurso do Pessoal Docente – publicado projeto de lista ordenada do Concurso Interno

Foram publicados os projetos de listas ordenadas de graduação para o Concurso Interno e Externo de Pessoal Docente da RAA.

Concurso Interno – consultar aqui o projeto de lista ordenada para QE / QI

Concurso Externo – consultar aqui o projeto de lista ordenada para QE / QI

Página do concurso – consultar aqui

Audiência dos interessados e desistências: de 11 a 26 de abril

“As Portas que Abril Abriu!”

Dramatização realizada pelos Alunos do 1º ciclo da Escola Infante D. Henrique

Alto das Covas – Dia 24 abril | 10:30 horas


Publicadas listas ordenadas

Foram publicadas as listas ordenadas para os concursos interno e externo de provimento.

Pode consultá-las aqui:

interno – https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/listas/20242025/ci.asp
externo – https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/listas/20242025/ce.asp

O período para recurso hierárquico decorrerá durante 5 dias úteis, entre 19 e 26 de abril.

As listas de colocações do concurso interno de provimento deverão ser disponibilizadas a 30 de abril e as do concurso externo de provimento a 10 de maio.

Memórias de Abril: 50 anos de LIBERDADE


Escolas da Ilha Terceira: de 09 a 12 de abril



IMAGENS da Iniciativa



EBS Tomás de Borba – dia 10 – 9:00 horas.

EBI de Angra do Heroísmo – dia 10 – 11:00 horas.

ES Jerónimo Emiliano de Andrade – dia 10 – 15:00 horas

ES Vitorino Nemésio – dia 11 – 10:00 horas

EBI Francisco Ferreira Drummond – dia 12 – 9:00 horas

EBI da Praia da Vitória – dia 12 – 14:00 horas

Publicados projetos de listas ordenadas

Foram publicados os projetos de listas ordenadas para os concursos interno e externo de provimento. Pode consultar aqui os projetos de lista para o concurso:

O período para audiência dos interessados e desistência decorrerá entre 1 e 12 de abril. As listas definitivas serão publicadas, previsivelmente, a 18 de abril.

Concurso pessoal docente – Continente

Concursos de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano escolar de 2024/2025, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio


  • O prazo para apresentação da candidatura é de cinco dias úteis, contados a partir do dia 10 de abril de 2024.
  • As aplicações informáticas destinadas aos candidatos, referentes a cada fase concursal, encerram às 18.00 horas de Portugal continental do último dia do prazo fixado para o efeito

Aviso n.º 6468-A/2024/2

Pela Profissão Docente, em defesa da Escola Pública!

A FENPROF está a promover concentrações/plenários diárias de Docentes, em todos os dias da campanha eleitoral. Nos Açores, a iniciativa promovida pelo SPRA/FENPROF será na próxima 6.ª f., 8 de março (coincidindo com o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora), pelas 14h, em frente à Escola Secundária das Laranjeiras, e contará com a presença de José Costa, Secretário-Geral Adjunto da FENPROF. A falta estará justificada pela Lei Sindical.

Exigiremos políticas e medidas que, na próxima legislatura, deem resposta aos problemas que afetam a profissão e criam dificuldades à organização e funcionamento da Escola Pública, uma das maiores e mais significativas conquistas de Abril e da nossa Democracia. O tema desta iniciativa será o financiamento da Educação (ou melhor, a falta dele!). Na concentração, será debatida e votada uma Tomada de Posição, a ser entregue pelo SPRA às 13 candidaturas dos Açores à Assembleia da República.

Este é o momento para fazermos ouvir a nossa voz! Para exigirmos um financiamento que permita dar resposta eficaz aos desafios que enfrentamos todos os dias! Para exigirmos os meios que a nossa missão merece, que a nossa dedicação e empenho merecem!

Esta é a oportunidade para marcar, já, a necessidade de um Orçamento Regional que sirva às Escolas, depois de 2023 ter sido marcado por inúmeras carências, nomeadamente de financiamento e de falta de docentes. Dado o envelhecimento da classe docente e a aposentação de muitos colegas, sem que, irresponsavelmente, se tivesse acautelado a sua substituição e a renovação do corpo docente – situação para a qual o SPRA/FENPROF há muitos anos alerta -, a falta de docentes é um problema que se irá agravar! Para captar jovens para a profissão docente é fundamental nela investir – temos reivindicado, recorrentemente, 6% do PIB para a Educação. É urgente tornar a profissão atrativa, porque a Educação e a Escola Pública são pilares fundamentais de uma sociedade democrática. Sem ela, o presente e o futuro ficam indelevelmente comprometidos.

Este folheto será distribuído à população em Ponta Delgada, para expor as razões que nos levam ao protesto.

Participe!

Em todos os dias úteis da campanha eleitoral, os professores estarão na rua a reclamar a valorização da profissão e da Escola Pública

EM PONTA DELGADA SERÁ NO DIA 8 DE MARÇO, PELAS 14 HORAS, EM FRENTE À ESCOLA SECUNDÁRIA DAS LARANJEIRAS


Acompanhe a iniciativa AQUI



Cartaz Global

NOTA INFORMATIVA

CHOVER NO MOLHADO

Governo mantém erros do passado!

No passado dia 14 do corrente mês, a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais publicou uma Portaria que, na intenção expressa do legislador, pretende fixar e estabilizar o corpo docente das escolas da Região. A referida Portaria apresenta alterações à regulamentação de outra Portaria de 2019 e de idêntico teor, mantendo toda a sua ineficácia.

Em 2019, os partidos que agora suportam o Governo acompanharam as críticas do SPRA sobre a opção do então Governo do PS, ao impor uma solução que a realidade tem demonstrado ineficaz e menos onerosa do que as medidas que, verdadeiramente, contribuiriam para fixar e estabilizar o corpo docente nas escolas da Região.

Tal como a Direção desta estrutura sindical, os partidos que agora suportam o Governo defenderam, no passado, uma política efetiva de incentivos à fixação de ordem pecuniária, entre outros.

Esta iniciativa legislativa parece ser simplesmente “chover no molhado”, uma vez que segue os princípios enunciados na Portaria de 2019, apenas, agora, de forma mais alargada no universo abrangido.

 O SPRA mantém os princípios que sempre enunciou: a fixação de pessoal docente, nomeadamente nas ilhas mais periféricas, só será possível com uma efetiva política de incentivos à fixação.

Angra do Heroísmo, 21 de fevereiro de 2024

A Direção


CONCURSOS RAA 2024 / 2025 – Aviso de abertura

Concursos Interno e Externo de Provimento de Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar
e dos Ensinos Básico, Secundário e Artístico nos Quadros do Sistema Educativo da
Região Autónoma dos Açores – 2024/2025


Prazo de apresentação de candidaturas
O prazo para apresentação de candidatura é de dez (10) dias úteis, fixado entre as 09h00 de 19 de fevereiro e as 18h00 de 1 de março, horas locais da Região Autónoma dos Açores


Aceder aos concursos aqui


Calendarização


Aviso de Abertura

Em destaque