Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioAcção SindicalParticipação massiva dos Professores e Educadores nos plenários do SPRA, em São...

Participação massiva dos Professores e Educadores nos plenários do SPRA, em São Miguel e Terceira, fez transbordar a lotação dos auditórios da Aula Magna da Universidade dos Açores e do Centro Cultural de Angra do Heroísmo

Ecos de Imprensa
Mais de mil docentes participaram ontem, dia 12 de Janeiro de 2009, nos Plenários Sindicais realizados pelo Sindicato dos Professores da Região Açores, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo, numa demonstração clara de que querem intervir, activamente, neste processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente e de que querem ver satisfeitas as suas principais reivindicações relativamente ao processo de avaliação do desempenho, aos direitos de protecção na doença, aos horários e condições de trabalho, à estrutura e duração da carreira, além de muitos outros aspectos que constam do Parecer do SPRA, aprovado por unanimidade e aclamação.
Caso não sejam satisfeitas as reivindicações mais contestadas pelos docentes, foi peremptória a sua vontade e disponibilidade para desenvolverem diversas formas de luta, incluindo o recurso a greves regionais. O pré-aviso da greve do próximo dia 19 é extensivo às Regiões Autónomas podendo todos os docentes aderir se assim o desejarem.
No Plenário realizado em S. Miguel, foi, ainda, aprovada uma Moção que defende que o novo modelo de avaliação do desempenho docente, a instituir em sede legislativa pela alteração do Estatuto da Carreira Docente na Região Autónoma dos Açores, tenha início no ano lectivo 2009/2010 e que a avaliação este ano seja efectuada nos termos do Decreto Regulamentar nº 11/98, de 15 de Maio, aplicado à RAA pelo Decreto Regulamentar Regional nº 1/99/A, de 3 de Fevereiro.
Hoje, realizam-se mais dois Plenários Sindicais, promovidos pelo SPRA, em S. Jorge e na Graciosa.

Os Professores e Educadores não abdicam de dar o seu contributo para que o SPRA cumpra, legitimamente, o direito à negociação colectiva, pela defesa da Escola Pública e da classe que representa.

Mais artigos