As Educadoras do ensino Pré-escolar da rede escolar de Nordeste aceitaram o repto dado pela Educadora Vanda da EB/JI da Salga, a qual, já no ano passado, iniciou o Xadrez na sua turma, e decidiram aderir ao Plano de Xadrez de Nordeste, patrocinado pela Câmara, tendo como parceria a Escola Básica e Secundária da Vila de Nordeste e como coordenador o formador de Xadrez, Henrique Cardoso.

Este projecto inovador é pioneiro no Arquipélago dos Açores e ao nível nacional não há conhecimento de que o Xadrez esteja a ser ensinado a uma comunidade escolar tão jovem.

Estão inscritas no projecto 103 alunos assim distribuídos: Vila de Nordeste 25, Fazenda 20, São Pedro 7, Algarvia 7, Feteira 12, Achada 12, Achadinha 13 e Salga 7.

Por idades, três crianças têm 6 anos, 56 têm 5 anos, e as restantes 44 têm 4 anos. Por sexo, são 55 meninos e 48 meninas.

No passado dia 10, estava agendado o 1º encontro do 1º Torneio de Xadrez, ainda sem nome, que será escolhido de entre as propostas que aparecerem de todos os Jardins de Infância, mas pelo motivo de ter sido marcada para essa tarde a reunião de núcleos, terá de ser realizado na 1º ou 2ª quarta-feira de Janeiro de 2009.

 

Os encontros de Xadrez do Pré-escolar serão três, distribuídos ao longo do ano escolar, de preferência no final de cada período, daí o 1º ter estado agendado para o dia 10 de Dezembro, final do 1º Período.

Foi solicitado às juntas de Freguesia da Salga, Achadinha, Achada, Feteira, Algarvia, São Pedro, Fazenda e Vila, cujas escolas fazem parte do plano, um apoio financeiro para se poder oferecer a todas as crianças um lanche e uma lembrança, no dia dos encontros.

A EBS da Vila dará o seu apoio na parte informática e receberá nas suas instalações as 103 crianças acompanhadas das respectivas Educadoras e também de alunos que fazem parte do plano de Xadrez do Nordeste e que estão a colaborar no projecto inovador, a pedido do coordenador.

A comitiva rondará as 125 pessoas que durante uma tarde irão conviver, tendo como ponto de união e objectivo o Xadrez.

O Transporte será assegurado pela Câmara Municipal e se for necessário, também, pela Escola Secundária de Nordeste.