No jornal "O Primeiro de Janeiro" de 30/04/2007: "O Ministério da Educação prorrogou até ao dia 8 de Maio o prazo para entrega da documentação justificativa das propostas dos docentes candidatos à edição 2007 do Prémio Nacional de Professores, que se destina a educadores e professores do Básico e do Secundário.

Os educadores e professores do Ensino Básico e do Secundário que pretendam candidatar-se à primeira edição do Prémio Nacional de Professores poderão fazê-lo até ao próximo dia 8 de Maio. A tutela decidiu alargar o prazo, que terminava hoje, para entrega da documentação justificativa das propostas dos candidatos, que poderão manifestar a sua intenção através do preenchimento de um primeiro formulário de proposta. O proponente recebe depois um código e uma palavra-chave, através do seu endereço de correio electrónico, e preenche um segundo formulário, em que terá de introduzir o texto justificativo da proposta (com o máximo de 15 mil caracteres), o seu Curriculum Vitae e os vários documentos a incluir no portfólio de candidatura.
 
 O prémio visa reconhecer e galardoar os que contribuem de forma excepcional para a qualidade do sistema de ensino, quer no exercício da actividade docente, em contacto directo com os alunos, quer na defesa de boas práticas e condutas com impacto na dignificação e valorização da escola."