PRÉMIO "PIRATA DA EDUCAÇÃO 2006"
JÚRI REUNIU E? JÁ HÁ CANDIDATOS(AS)!

O Júri do Prémio ?Pirata da Educação 2006? reuniu hoje em Coimbra e já decidiu das nomeações para o prémio principal e, também, para as quatro categorias de Menções Vergonhosas.

Recorda-se que o Júri, constituído a convite da Direcção do SPRC, integra os/as seguintes docentes: Arminda Pedrosa (docente na Universidade de Coimbra), Carlos Madeira (aposentado, exerceu funções na EB 2/3 Eugénio de Castro, em Coimbra), Filomena Pires (professora na Escola Secundária de Viriato, em Viseu), Henrique Silva (professor de Educação Especial em Almeida, Guarda), Joaquim Melo (educador de infância desempregado), Isabel Passos (professora na EB 2.3 de Aradas, em Aveiro), Lígia Paula (educadora de infância no J.I. de Meirinhas, em Pombal) e Salomé Correia (professora na EB1 de Santa Rita, na Lousã).

E o Júri foi soberano! Depois de várias horas de debate e discussão, as nomeações (por ordem alfabética) são:

PRÉMIO ?PIRATA DA EDUCAÇÃO?
(Figura mais sinistra para a Educação em 2006): José Sócrates (Primeiro-Ministro); Maria de Lurdes Rodrigues (Ministra da Educação); Teixeira dos Santos (Ministro das Finanças).

MENÇÃO VERGONHOSA ?O MACHADO DOURADO?
(Relativa ao abate de escolas): José Manuel Silva (ex-Director Regional de Educação do Centro; Teixeira dos Santos (Ministro das Finanças); Valter Lemos (Secretário de Estado da Educação).

MENÇÃO VERGONHOSA ?SANTA IGNORÂNCIA?
(Relativa a prestações públicas, sistemáticas, de ignorância sobre Educação): António Apolinário (Director de Serviços de Recursos Humanos da DREC); Fátima Campos Ferreira (?Pivot? do programa ?Prós e Contras?); Jorge Pedreira (Secretário de Estado Adjunto e da Educação).

MENÇÃO VERGONHOSA ?LÍNGUA DE SERPENTE?
(Relativa a ofensas e injúrias proferidas sobre os professores e educadores): António Ramos André (ex-Adjunto da Ministra da Educação); Miguel Sousa Tavares (Comentador político); Valter Lemos (Secretário de Estado da Educação).

MENÇÃO VERGONHOSA ?NEM AO DIABO LEMBRAVA?
(Relativa à medida mais disparatada tomada no âmbito da Educação): Actividades de Enriquecimento Curricular (Medida da responsabilidade conjunta Maria de Lurdes Rodrigues ? Valter Lemos); Aulas de substituição (Medida da responsabilidade conjunta Maria de Lurdes Rodrigues ? Valter Lemos); Prémio ?Melhor Professor? (anunciado em primeira mão por José Sócrates, em Faro).

A partir da próxima segunda-feira, dia 26 de Fevereiro, e até dia 11 de Abril, os professores e educadores da região centro irão votar em impresso próprio que será amplamente divulgado na região centro.

Paralelamente haverá, ainda, a possibilidade de votar na página electrónica do SPRC. O resultado final será estabelecido tendo em conta as duas formas de votação.

A Direcção do SPRC