IX Congresso da SPCE elege como tema a "Educação para o sucesso: políticas e actores".
O sucesso educativo, com tudo o que ele implica - qualidade dos objectivos, qualidade da aprendizagem, qualidade das políticas, competências dos actores - tem estado no cerne das preocupações da SPCE.

Privilegiando a construção do conhecimento científico sobre realidades complexas ? porque humanas e sociais -, as Ciências da Educação não deixam de ter no horizonte o propósito de intervir socialmente, de modo a contribuírem para a produção do sucesso educativo.
Para apresentar uma comunicação, deverá enviar um resumo até 1000 caracteres, contabilizando os espaços com a inclusão de título e autoria, de preferência, por e-mail para IXcongresso-spce@uma.pt até ao dia 31 de Janeiro de 2007. A comunicação deverá inserir-se não só no tema geral do Congresso, como também numa das dez temáticas que constituirão objecto de reflexão:
 
1. História(s) do sucesso educativo
2. Articulação entre níveis e ciclos de ensino
3. Educação formal e não formal
4. Pedagogia do ensino superior
5. Educação e tecnologias
6. Educação e interdisciplinaridade
7. Educação, Regiões e Autarquias
8. Políticas educativas e curriculares
9. Formação de educadores e professores
10. Escola, família e comunidades

A confirmação da aceitação da comunicação será enviada pela Comissão Organizadora até ao dia 28 de Fevereiro de 2007. O texto definitivo para publicação nas actas deverá ser entregue até 31 de Março de 2007. Os textos das conferências e comunicações, a publicar nas Actas do Colóquio, deverão ser apresentados de acordo com as normas de formato APA:
http://www.crk.umn.edu/library/links/apa5th.htm.
Para mais informações ou efectuar inscrições utilize a ligação http://www.uma.pt/dce/IXCongressoSPCE/index.html