Maria da Conceição Moniz de Amaral de Castro Ramos

 

Assegurou a regência de disciplinas dos cursos de licenciatura em ensino, pós-graduação e mestrado e coordenou várias edições do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Educação ? Especialidade Administração e Gestão Escolar e a 7.ª edição do Mestrado em Ciências da Educação. Foi responsável pelo sector de Ciências e Tecnologias da Educação e da Formação.

 
 

Presidiu e coordenou, a nível nacional, equipas de projecto e grupos de trabalho no âmbito da Educação, tendo chefiado várias delegações portuguesas em projectos internacionais, designadamente no âmbito da OIT e da OCDE. Entre 1992 e 1995 foi membro do Conselho Nacional de Educação. Actualmente é responsável pelo projecto de investigação Regulação Social nas Políticas Educativas financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e orienta várias dissertações de mestrado e doutoramento. Exerce as funções de Inspectora-Geral de Educação desde 2002.

 
 


Algumas publicações:

 
 

1995 A decisão política em educação: análise estratégica de modelos decisionais em administração pública - o caso do estatuto da carreira docente. Tese de Mestrado. Lisboa: FCT/UNL.

 

1996 O estatuto da carreira docente: decisão negociada ou discutida?. Porto: Asa.

 

1998 "A decisão na política educativa: dos modelos clássicos à regulação social". In Actas do VII Colóquio Nacional da Secção Portuguesa da AIPELF/AFIRSE ? La decisión en Education = A decisão em educação. Ed. Albano Estrela e Júlia Ferreira. Lisboa: AFIRSE Portuguesa - FPCE/UL.

 

1999 "Os contratos de autonomia e a repolitização da escola: as lógicas de intervenção da Administração educativa". In Que fazer com os contratos de autonomia. Porto: Asa.

 

1999 "Tendências e tensões na construção da política educativa da administração educativa e a emergência da regulação social". In II Congresso Internacional Éducation et Politique = Educação e Política. Ed. Albano estrela e Júlia Ferreira. Lisboa: AFIRSE Portuguesa - FPCE/UL.

 

2000 "A participação do poder local e a regulação social educativa". In O local e o global no virar do milénio. Faro: Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação.

 

2000 "Social regulation in educational policies". In European Conference on Educational Research. Edinbugh: ECER.

 

Os processos de autonomia e descentralização à luz das teorias de regulação social: o caso das políticas públicas de educação em Portugal. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação. Lisboa: FCT/UNL.

 

"Partnerships and social regulation in educational policies". In European Conference on Educational Research. Lisbon.

 

2002 "A mediação autárquica na regulação da administração escolar". Anais 2 UIED. FCT/UNL.

 

2002 "A regulação social educativa". Anais 2 UIED. FCT

 

2003 "Participação social nas políticas educativas: aspectos de representação dos professores sobre o seu sentido e significado". Em co-aut. com M. Alves. Forúm da

 

Administração.

 

2004 "Decentralization trends in educational reforms: governance and social regulation". In European Conference on Education Research.Creta

 

2004 "Políticas regionais de educação e desenvolvimento na autonomia Açoriana". Boletim do Instituto Cultural da Horta.