Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioAcção Sindical8 Nov 2013 - GREVE Geral da Administração Pública

8 Nov 2013 – GREVE Geral da Administração Pública

 banner greve8Nov2013

SABIAS QUE…


…O ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2014:
 
– Prevê reduções salariais que, para os professores, se situarão entre os 6% e os 12%?
– Prevê cortes que, a concretizarem-se, provocarão ainda mais desemprego de professores?
– Pretende acabar com as tabelas salariais que constam dos regimes específicos de carreira que o governo quer rever para reduzir?
– Num contexto de redução generalizada em relação à Escola Pública, prevê um aumento do financiamento público para os privados?
– Apesar dos cortes a que a Educação tem estado sujeita nos últimos anos, pretende cortar mais 8,8% nas verbas para a Educação Pré-Escolar e os Ensinos Básico e Secundário e 7,6% para o Ensino Superior e a Ciência?
– Aponta para uma escola elitizada, segregadora e, no sentido de desresponsabilizar o Estado em relação à Educação,privilegia o privado?
 
SABIAS QUE…
…O DITO GUIÃO PARA A REFORMA DO ESTADO:
 
– [Praticamente] se esgota em medidas que visam privatizar o ensino, tais como o alargamento de contratos de associação com privados, a concessão de escolas e/ou da sua gestão ou a aplicação da política do cheque-ensino?
– No quadro da desresponsabilização do poder central em matéria de Educação, pretende transferir ainda mais competências para os municípios, apesar de não prever o reforço de recursos, e para as escolas com a celebração de um ainda maior número de contratos ditos de autonomia?
– Aponta para a imposição de cortes salariais com caráter definitivo?
– Coloca como prioritária a redução do número de funcionários públicos que, segundo algumas estimativas, poderá atingir os 50% dos atualmente existentes, sendo os professores o grupo mais visado nessa redução?
– Deixa implícita a eliminação da organização de carreiras profissionais e pretende rever os modelos de avaliação existentes, instrumentos indispensáveis ao desenvolvimento de processos de penalização e despedimento?
– Pretende transformar a Escola Pública numa grande escola profissional, de matriz dual, copiando alguns dos piores exemplos europeus?
 
E TAMBÉM SABIAS QUE…
 
…O teu subsídio de férias terá cortes que poderão ultrapassar os 60%?
…O governo, que foi derrotado pelos professores nas fortes lutas de junho, pretende agora retaliar e, numa atitude antidemocrática, tenta impor a proibição de realização de greves que coincidam com períodos de exames ou avaliações finais?
 
E SABIAS AINDA QUE…
 
…O governo gostaria que não fizesses greve em 8 de novembro para, assim, afirmar que as suas políticas e as medidas que concretizam o Orçamento do Estado para 2014 e a dita reforma do Estado estavam legitimadas pelos professores?

 Greve8Nov2013 II

 

Mais artigos