Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioInformação GeralMINISTRA DA EDUCAÇÃO CONDENADA POR DESOBEDIÊNCIA AO TRIBUNAL

MINISTRA DA EDUCAÇÃO CONDENADA POR DESOBEDIÊNCIA AO TRIBUNAL

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja condenou hoje a Ministra da Educação por desobediência ao próprio Tribunal.

Assim, o referido Tribunal, de acordo com cópia agora recebida pela FENPROF e enviada pelo TAF de Beja, este decidiu:

1. Condeno a Senhora MINISTRA DA EDUCAÇÃO no pagamento de sanção pecuniária compulsória, cujo montante diário fixo em 8% do salário mínimo nacional mais elevado em vigor, por cada dia de atraso para além de 2010-05-04 até ao dia em que nos presentes autos seja feita prova de que foi dado integral cumprimento ao decidido provisoriamente na decisão final do incidente, de fls. 171 a 191 do processo cautelar nº 95/10.9BEBJA: cfr. artº 3º nº 2, artº 122º, artº 127º nº 2 e artº 169º todos do CPTA;

2. Ordeno a extracção de certidão da presente decisão, bem como da decisão final do incidente, de fls. 171 a 191 do processo cautelar nº 95/10.9BEBJA e, o seu envio à Digna Magistrada do Ministério Público junto deste Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, para apuramento da(s) responsabilidade(s) a que, eventualmente, haja lugar: cfr. artº 127º nº 3 e artº 159º do CPTA.

Custas pelo Executado, Entidade Requerida no processo cautelar nº 95/10.9BEBJA.”

Confirma-se, como a FENPROF havia afirmado, que num Estado de Direito Democrático ninguém está acima da lei ou isento de respeitar decisões do poder judicial.

A FENPROF aguarda agora que o ME, de uma vez por todas, cumpra aquilo a que está obrigado e que, provisoriamente passa pela abolição da avaliação no concurso.

O Secretariado Nacional

Mais artigos